SEJAM TODOS BEM VINDOS AO MEU BLOG

domingo, 6 de maio de 2012

Reciclando com criatividade

Hoje eu quero falar um pouco sobre reciclagem, mas especificamente, reciclar com arte. Muitas vezes, nos preocupamos em usar algo que não queremos e transformamos em outro coisa, mas, esse objeto que criamos terá alguma utilidade pra nós ou pra outra pessoa?.
Não faz muito sentido reciclarmos alguma coisa e transformar em algo que vai ficar jogado no canto da casa só ocupando espaço. Antes de pensar em reciclar, temos que pensar como transformar isso em algo útil. Outro dia eu vi em uma loja de artesanatos, uma criação, que me fez pensar seriamente, pegaram uns objetos de metal, aço e alguns pedaços de ferro e fizeram uma pequena escultura, que sinceramente, dava medo de olhar pra ela, parecia aquelas esculturas usadas naqueles filmes de terror, onde tem aquelas seitas que ficam invocando as trevas, sabe?
Eu fiquei olhando aquela estatueta, e fiquei um bom tempo tentando descobrir, onde uma pessoa em sã consciência colocaria aquilo, se eu ganhasse algo assim de presente, juro que esconderia no fundo do guarda roupa embrulhada em um papel escuro, pra não ficar olhando pra ela.
Eu acho que estamos tão afoitos pensando na reciclagem, que ás vezes perdemos o foco. Se é pra reciclar, vamos transformar em algo bonito ou pelo menos útil. E se pensarmos bem, todos podem reciclar um pouco, mesmo que não tenham habilidades para o artesanato. Vou dar alguns exemplos básicos e simples, sabe a caixinha de leite, que a maioria das pessoas jogam no lixo? Vocês podem fazer um monte de coisas legais: pegue cola, papel , tesoura e barbante e faça sacolinhas pra colocar pequenos presentes ou corte ao meio e faça caixinhas para guardar pequenas coisas, se você é mais criativo, faça como eu que estou fazendo um pequeno armário pra guardar tintas, quando ficar pronto eu mostro, se você pegá-la e cortar só a parte onde fica aquela costura, você pode montar uma  caixa divisória e colocar dentro da gaveta do criado mudo, pra manter as coisas mais organizadas.
Os rolinhos de papel higiênico, você pode fazer um lindo porta pincéis ou lápis. As latas: usando tinta, papel ou retalhos de EVA, também vira lindos porta trecos, os vidrinhos de remédio que tem aquelas boca bem larga vira recipiente pra guardar restos de tinta, as bandeija  de isopor vira enfeites de parede, e agora o mais legal de todos: os jornais e revistas velhos podem se transformar em tantas coisas que não dá pra colocar tudo aqui, então vou resumir: com jornais ou revistas , cola e tinta você faz: lindas fruteiras, bandeijas, prato pra enfeitar paredes, estatuetas, cestos, caixas, porta trecos e mais centenas de coisas. E só pra lembrar estou fazendo o meu pequeno armário de tintas, com caixas de leite, papelão e jornais velhos.
Abaixo, estou mostrando só algumas coisas básicas que até as crianças podem fazer brincando. Então pessoal, solte a imaginação, e vocês vão ver que todo mundo tem um artista dentro de si. Dá próxima vez vou postar umas dicas de como fazer arte com um pouco de economia, trocando alguns materiais caros por outros bem mais acessíveis. Espero que tenham gostado. E lembrem-se quando reciclar, façam algo que sejam útil pra vocês ou pra outra pessoa. Beijos a todos.

Isso eram um frasco de creme, uma garrafa de refrigerante de 600ml e cd velho.


Esse são 4 rolinhos do papel higiênico, revestido com EVA, virou um ótimo guarda pincéis


Essa era uma lata de Nescau, com papel alumínio, tinta e pedacinhos de Eva virou um porta trecos.

Um comentário:

  1. Quando se fala em arte eu estou dentro! Risadas.
    É isso aí estou aqui por solicitação sua através do diHiTT, parabéns pelo trabalho.
    Ps. Saia dessa de letrinhas nos comentários.

    Abraço

    ResponderExcluir