SEJAM TODOS BEM VINDOS AO MEU BLOG

terça-feira, 29 de maio de 2012

Dicas práticas de artesanato

Hoje quero postar umas dicas bem legais, que podemos usar no artesanato no dia a dia. Algumas foram descoberta na prática e estragando bastante material, outros foram tiradas de pesquisas na net.

Para impermeabilizar trabalhos em papel: Misture 2 c (sopa) de cola branca com 1 copo ( 200 ml ) de água, passe em toda a peça e deixe secar por 1 hora.
Para fazer a tinta base: Misture 1 copo ( 200 ml ) de tinta pva branca fosca, 1 c (sopa ) de cola branca, 1 c (sopa ) de detergente líquido incolor. Mexa bem e passe na peça antes de passar a tinta pva branca.
A tinta pva branca: você pode usar a tinta látex branca ( a mesma para pintar parede).
Para impermeabilizar trabalhos feitos com folhas de revistas: passe uma demão de goma laca.
Para fazer decoupage com guardanapo em papietagem: use termolina leitosa e envernize com verniz geral.
Para impermeabilizar decoupage com tecido: passe várias demãos de cola branca, lixando suavemente após cada demão, isso dará um resultado mais delicado.
Acabou o verniz geral faça um como substituto: Misture em partes iguais cola para isopor ( aquela transparente solúvel em álcool), com álcool comum, mexa bem e use no lugar do verniz.
Textura acrílica (pra fazer relevo em peças ): Misture massa de parede, cola branca e água, deixe descansar por 1 dia e utilize pra fazer relevo.
Glitter caseiro: 1/4 de sal e corante alimentício na cor desejada. Preaqueça o forno a 200º, misture o corante e o sal, mexa bem pra ficar bem uniforme. Forre uma assadeira com papel manteiga, espalhe o sal e asse por 10 minutos, retire do forno e espere esfriar completamente, guarde em pote herméticamente fechado.
Goma flex: use a cola cascorez rótulo azul pura. 
Restos de tinta para tecido: você pode misturar um pouco de água e usar para substituir a guta.
Guarde as sobras de e.v.a, com elas você pode fazer mosaicos para decorar potes ou criar outros artesanatos. E aqueles pedacinhos que não dá pra usar, você pode fazer enchimentos em trabalhos com feltros ou misturar com manta acrílica para encher trabalhos com fuxicos.


5 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar irei tirar o maximo proveito

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas, essa tinta base seria o primer??? Vc sabe qual é a função do detergente na receita???

    ResponderExcluir